... Le Jardin - Dicas de cultivo

Dicas de cultivo

Primeiros cuidados ao receber suas plantas

Ao receber suculentas pela internet, você deve inspecionar e limpar as raízes (podando as secas), hidratá-las se necessário, replantá-las em um substrato adequado e posicioná-las em um local com luz indireta ou sol da manhã para adaptação, aumentando a exposição solar gradualmente para evitar queimaduras. 

1. Inspeção e Limpeza das Raízes
Verifique as raízes: Analise as raízes da suculenta. Se estiverem saudáveis, podem ser mantidas; caso contrário, pode ser necessário podar as partes secas ou doentes, utilizando uma tesoura limpa.
Remova folhas secas: Retire folhas secas ou amareladas que possam ter ocorrido durante o transporte. 

2. Hidratação (Opcional)
Hidrate se estiverem desidratadas: Se a planta estiver bem desidratada (enrugada, mas solo seco), você pode mergulhá-la em uma solução com água e um pouco de água oxigenada (cerca de 4 colheres de sopa por litro) por 1 a 2 horas, ou simplesmente em água.

3. Replantio
Plante em substrato: Após a limpeza e hidratação, plante a suculenta em um substrato adequado, que pode ser uma mistura que ajude a terra a secar e evite a umidade excessiva. 

4. Adaptação à Luz
Comece com luz suave: Posicione a suculenta em um local com bastante luz natural, mas evite o sol forte direto.
Aumente gradualmente: Coloque-a em sol da manhã ou com proteção de sombrite por alguns dias, aumentando gradualmente o tempo de exposição solar para que ela se adapte ao novo ambiente e não queime as folhas.

5. Rega e Observação
Rega leve: Após o plantio, faça uma rega leve, sem encharcar o substrato.
Aguarde a secagem: Espere o substrato secar completamente entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes.

Observe a planta: Monitore a suculenta para ver se ela se firma no vaso, o que indica que as raízes estão se recuperando. 

 

Como cuidar das Hoyas (Flores de Cera)

As hoyas gostam de local com boa luminosidade sem incidência do sol diretamente nas folhas ou um local que pegue o sol do comecinho da manhã ou finalzinho da tarde. As regas devem ser feitas somente quando o substrato secar. Elas gostam de vasos apertados, quanto menor o vaso, mais rápido florescem. Vasos muito grandes podem guardar muita umidade e demorar muito a secar. O substrato deve ser de Terra vegetal e pode ser adicionado algum insumo drenante, como perlita e casca de arroz carbonizado. Evitar terra de chão porque pode estar contaminada clm nematoides.

A adubação das Hoyas é recomendada na primavera e verão, usando um fertilizante líquido balanceado a cada 3-4 semanas, ou um adubo rico em fósforo para estimular a floração, como o NPK 4-14-8. No outono e inverno, um período de semi-dormência, a planta requer menos rega e nenhuma fertilização adicional. Adubos orgânicos como farinha de osso e esterco bovino, ou adubos granulados específicos, também são boas opções.

 

Como regar os cactos e as suculentas?

A rega não tem uma regra clara. Depende do seu clima, estação do ano, do tipo de vaso e substrato que usa. O ideal é observar a frequencia em que o substrato fica completamente seco quando você rega suas plantas para então molhar novamente. Vasos de barro secam o substrato mais rapidamente que o vaso de plástico. Locais com maior ventilação e corrente de vento tendem a facilitar a sacagem do substrato.

 

Como livrar minhas plantas das cochonilhas?

Uma forma bem eficaz utilizada atualmente é o uso do álcool isopropílico 70% para para eliminar a cochonilha. Umedeça um pedaço de algodão no àlcool e esfregue nas áreas afetadas, pode-se borrifar o álcool sobre as plantas também. Não use uma concentração diferente de 70%, caso só encontre 100%, pode diluir em 1 parte de água para uma parte do álcool 100%. Não utilize outro tipo de álcool.

 

Como devo adubar meus cactos e suculentas?

Como são plantinhas que vivem em locais de solo pobre, não é necessário muita adubação. Você pode usar um adubo npk 4-14-8 a cada três meses (pulando o inverno que é quando as plantas estão em período de dormencia e não devem ser adubadas) ou antes da época de floração para estimula-la. Ou sepreferir, pode usar um adubo orgânico como o húmus de minhoca, que possui a grande maioria dos nutrientes necessários para as plantas, como cobertura dos vasos ou misturado ao substrato na hora do replantio.

 

Quando devo replantar minhas plantas?

Os cactos e suculentas preferem espaços compatíveis com seu tamanho, um vaso muito grande para uma muda pequena pode acumular muita umidade fazendo com que sua plantinha apodreça. Replante quando o vaso estiver limitando o crescimento da muda, você pode observar se as raízes estão muito apertadas no vaso ou saindo pelos furos no fundo do vaso ou aparecendo na superfície da terra. Replante sempre depois do inverno, que é quando as plantas começam a crescer novamente depois do período de dormencia.